Noticias em Tempo Real - Política - Cidadania

Por nove votos favorável e dois contrário Câmara Legislativa da carta branca a executivo para desviar mais de 4 milhões de reais

Os vereadores da oposição explicam que não foram contra o projeto de construção das escolas e sim contra o fracionamento dos recursos para o EXECUTIVO e REFORMA DE ESCOLAS.

Pela 2ª vez:Vereadora Edneuza Lafaiete na bronca com atitudes de desrespeito do Secretário de Agricultura de Lagoa Grande, Olavo marques

E ela ainda alfinetou: “Não tem nenhuma ação do governo atual não… eles que comecem a mostrar as ações deles”.

Aprovado projeto que cria profissão de vaqueiro

O texto define o vaqueiro como profissional responsável pelo trato, manejo e condução de animais como bois, búfalos, cavalos, mulas, cabras e ovelhas.

Presidente do PT de Pernambuco, Pedro Eugênio defende candidatura própria no Estado

Devemos trabalhar com candidatura própria, afirma o deputado Pedro Eugênio, presidente do PT pernambucano.

PSB incomodado com Bezerra Coelho

Diversos socialistas estranharam a posição do ministro em fazer defesa pública das obras da Transposição do São Francisco.

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Por nove votos favorável e dois contrário Câmara Legislativa da carta branca a executivo para desviar mais de 4 milhões de reais

Os vereadores da oposição explicam que não foram contra o projeto de construção das escolas e sim contra o fracionamento dos recursos para o EXECUTIVO e REFORMA DE ESCOLAS mais aqui e assim o prefeito pede e a maioria dos vereadores autoriza “aprovou” projeto onde o executivo pode desviar R$ 4.552.469,66 (quatro milhões quinhentos e cinquenta e dois mil quatrocentos e sessenta e nove reais e sessenta e seis centavos) do PAR nº: 5934/2012 (PAR: Plano de Ação Articulada).

O Projeto de Lei nº: 032/2013 que abre credito especial do convenio de construção de duas Escolas e não e para recuperação de unidades escolares “Poder Executivo?”, Outras obras e instalações de que? Como utilizar verba especifica para construção em complementação orçamentaria?


E de conhecimento da população que ouve por parte deste governo uma denuncia de um desvio de R$ 1.200.000,00 (um milhão e duzentos mil reais) em toda impressa regional como foi publica no blog da região com esse titulo "Veja como foi o esquema do desvio da verba do FNDE na gestão de Rose Garziera em Lagoa Grande" pois bem, veja a explicação da gestora na época na sua "NOTA DE ESCLARECIMENTO" que o dinheiro oriundo do Fundo de Desenvolvimento e Manutenção do Ensino Básico (Fundeb) foi utilizado para outros fins e deveria ter servido para pagar oito ônibus escolares adquiridos pela ex-prefeita Rose Garziera (PR) e equipamentos como condicionadores de ar.


Contradição na aprovação de um projeto que autoriza o governo a desviar recursos de convenio especifico para construção das duas escolas? Não precisava do projeto o PAR 5934 e especifico para obras e não para reformas.


Se os recursos entraram na conta da prefeitura construa as duas Escolas não venha, com conversa fiada de projeto porque a lei e clara enquanto não iniciar a execução das obras os recurso conforme a LEI 12.695 de 25 de julho de 2012 e a Medida Provisória 562 de 20 de março de 2012 , bem como a resolução CD/FNDE no inciso II os recursos recebidos, enquanto não forem utilizados em sua finalidade, obrigatoriamente em caderneta de poupança, aberta especificamente para o programa.

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Aprovado projeto que cria profissão de vaqueiro

O plenário do Senado aprovou nesta terça-feira (24) projeto de lei que reconhece oficialmente a profissão de vaqueiro. A sessão foi acompanhada por vários vaqueiros, vestidos com chapéu e gibão, que estiveram no Senado durante todo o dia pedindo a votação e aprovação da matéria.

O texto define o vaqueiro como profissional responsável pelo trato, manejo e condução de animais como bois, búfalos, cavalos, mulas, cabras e ovelhas. Além disso, estão entre as atribuições do vaqueiro: alimentar os animais, fazer a ordenha, treinar e preparar animais para eventos culturais e socioesportivos com a garantia de que não sejam submetidos a atos de violência; e, sob a orientação de veterinários e técnicos qualificados, auxiliar com os cuidados necessários à reprodução das espécies.

Com a aprovação do projeto, os vaqueiros também terão direitos previstos em todas as profissões, mas que atualmente não são respeitados pela maioria dos patrões, como horas extras, adicional de insalubridade ou de periculosidade e adicional noturno.

Foram aprovadas duas emendas ao projeto quando ele estava na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária. No entanto, elas foram retiradas do texto no plenário para que o projeto não precisasse retornar à Câmara. Com isso, a matéria segue agora para sanção presidencial. (Agência Brasil)

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Pela 2ª vez:Vereadora Edneuza Lafaiete na bronca com atitudes de desrespeito do Secretário de Agricultura de Lagoa Grande, Olavo marques

A vereadora Edneuza Lafaiete(PTB) da bancada de oposição,está na bronca com o Secretário Municipal de Agricultura de Lagoa Grande (PE) Olavo Marques, motivada por atitudes cometidas pelo secretário contra a vereadora Edneuza Lafaiete.



Em menos de uma semana a vereadora foi exposta por duas vezes a situações consideradas por ela,como falta de respeito por parte do secretário Olavo Marques.

A primeira situação ocorreu quando segundo a vereadora o secretário teria feito uma ligação para a mesma.

A vereadora relatou que após retornar uma ligação telefônica para o secretário Olavo, o mesmo disse que teria sido o vereador Doutor de Iolanda que tinha ligado para a mesma, em seguida a vereadora entrou em contato com o vereador Doutor quando o mesmo disse:

Não vereadora, é porque Olavo pediu pra eu lhe chamar pra você vim ver a caçamba que chegou, você já viu"?

E ela respondeu: “Vereador eu vejo tudo eu sou igual a Neya Gonçalves, meus olhos vê tudo”, respondendo em tom de descontração com o vereador Doutor de Iolanda.

Ainda segundo a vereadora, no dia posterior o secretário Olavo novamente ligara para a mesma com a argumentação de convidá-la par ir ver a referida caçamba, caçamba esta que chegou ao município adquirida através do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC 2 do governo federal, tendo a mesma respondido que já conhecia o que era uma caçamba quando já teria sido até motorista de tal caminhão.

Não se sentindo satisfeito com a negativa da vereadora, teria colocado uma outra pessoa de pré nome João Potó, ligado a prefeitura que entrou em contato com a vereadora e novamente repetiu o convite para participar de desfile da caçamba no Distrito de Vermelhos.

Diante de tantas insistências a vereadora ficou incomodada com tal atitude do Secretário Olavo Marques, sendo considerada como falta de respeito com a mesma e disparou:

“Vamos ter respeito com as pessoas, se era um convite pra mim, ele devia me chamar e convidar, isso é uma falta de respeito, isso é querer tirar onda da cara do vereador. Então vamos respeitar as pessoas, eu quero dizer para o secretario Olavo, que a caçamba é do PAC 2, não é projeto do governo que aqui está não… quero dizer também que aquele Trator, aquela Máquina Retroescavadeira que tá ai, foi emenda do Deputado Bruno Araújo em 2011”, desabafou a vereadora.

E ela ainda alfinetou: “Não tem nenhuma ação do governo atual não… eles que comecem a mostrar as ações deles”.

E novamente na noite do último sábado(21) o secretário voltou a aprontar com a vereadora e colocá-la em situação de constrangimento na solenidade de entrega de Título de Cidadã Lagoagrandense a Senhora Hilda Fernandes da Silva Marcula, quando em sessão solene na câmara, o mesmo ao invés de estar prestigiando o evento como representante do município como outros secretários e vereadores que lá estavam se comportando com tal, no momento o secretário Olavo Marques estava acessando um dos computadores daquela casa.

Sendo que este mesmo computador estava conectado ao sistema de áudio de transmissão da sessão, fazendo com que uma alerta de vírus fosse acionada em todo o sistema de som da casa, com a seguinte mensagem em repetição: “UMA AMEAÇA FOI DETECTADA, UMA AMEAÇA FOI DETECTADA”,isso no momento exato em que a vereadora proferia seu discurso na tribuna como autora do projeto e fazia elogios direcionados a um dos convidados, o médico Dr. Alcides, amigo da prestigiada da noite e da vereadora Edneuza.

Um verdadeiro constrangimento para a vereadora e uma surpresa desagradável para o público e convidados que assistiam atentamente a solenidade.

A vereadora Edneuza Lafaiete descontraidamente não deixou se abalar e prosseguiu seu discurso com muito bom humor, em meio a tumulto de risos dos presentes na plenária.Logo após o encerramento do evento e ao ter conhecimento que o secretário Olavo esteve utilizando no momento um dos computadores da casa conectados ao sistema sonoro da câmara, a vereadora fez comentários de repúdio e indignação com a atitude do secretário pela segunda vez considerando proposital o incidente no exato momento do seu discurso. O secretário disse nos bastidores do evento que não teria sido de proposital e que o incidente teria ocorrido sem o mesmo planejar.

Família de criança atropelada e morta por veículo da prefeitura de Lagoa Grande cobra indenização

Os pais da criança de cinco anos atropelada e morta em maio desse ano por um ônibus escolar da Prefeitura de Lagoa Grande - PE, aguardam até hoje a indenização prometida pelo prefeito Dhonikson Amorim (PSB) para amenizar o sofrimento da família.

Ubiafra Barbosa tinha vindo da escola pouco tempo depois de ter ido, porque chegando lá soube que não haveria aula para a sua turma e voltou para casa no ônibus da Prefeitura. Ao descer junto com um primo da mesma idade, foi atropelado pelo motorista do veículo, Romisson Andrade, que é primo do prefeito e sobrinho do ex-prefeito e atual secretário de Governo do município, Robson Amorim.

Testemunhas contaram que o motorista estava com o som do ônibus ligado em volume muito alto e não ouviu os apelos de quem estava fora e dentro do ônibus avisando que os dois meninos ainda estavam atravessando na frente do veículo. Moradores da área disseram que Romisson fugiu sem prestar socorro e ainda deixou o pneu do ônibus em cima da cabeça de Ubiafra.

O agricultor Ubirajara Barbosa de Lima, pai da vítima, conta que não pode nem trabalhar porque sua esposa, Rosemeire, mãe do estudante, até hoje sofre com a falta do filho. “Ela tem crises nervosas, desmaia, se treme. Fico com medo de sair e deixá-la sozinha. Ela está muito abalada ainda”, relatou Ubirajara.

Foi Rosemeire que tirou o pequeno Ubiafra debaixo do micro-ônibus escolar com a ajuda dos vizinhos que empurraram o veículo. Outra versão do local é que o motorista teria fugido com ajuda de um morador da área.

A família espera também que o Ministério Público se pronuncie, pois segundo informações na cidade, o motorista que matou Ubiafra estava dirigindo de forma irregular com a carteira apreendida por ter sido pego dirigindo embriagado.

Essa informação foi inclusive contestada na época pelo secretário de Educação de Lagoa Grande, Daniel Torres que afirmou que Romisson era habilitado. O secretário colocou a culpa do atropelamento e morte de Ubiafra na falta de um monitor para acompanhar o motorista nas viagens.

Independente de qualquer argumento, o fato é que a criança está morta e a família da criança cobra o que foi prometido pelo prefeito, além da punição pela tragédia.

Blog do Banana

Ex-deputado de SC é preso por estupro

Segundo a Polícia Civil, Nilson foi localizado no interior de uma igreja evangélica

Policiais da Delegacia de Defesa dos Serviços Delegados (DDSD), com apoio de agentes da Polícia Civil de Santa Catarina, capturaram nesse domingo o ex-deputado e ex-vereador de Florianópolis, Nilson Nelson Machado, conhecido como Duduco, de 52 anos. 

Contra ele foi cumprido mandado de prisão preventiva, expedido 1ª Vara Criminal daquele Estado, pelos crime de estupro de vulnerável, maus tratos e coação. Segundo a Polícia Civil, Nilson foi localizado no interior de uma igreja evangélica, situada na Avenida Dom Hélder Câmara, nº 2.462, quando participava de uma reunião.

Operação policial elimina 36 mil pés de maconha na região norte da bahia

Uma operação da Polícia Federal com apoio da Polícia Militar erradicou cerca de 36 mil pés de maconha, eliminou 60 mil mudas da planta e apreendeu 700 kg da droga já prontos para o consumo.

A operação aconteceu no norte do estado, nos municípios de Curaçá, Juazeiro, Casa Nova e Pilão Arcado e durou sete dias, encerrando sábado (21).

Batizada de "Resgate II", a operação contou com apoio da Cipe Caatinga e do 9º Grupamento de Bombeiros Militar, além de policiais civis e rodoviários federais.

Fonte: Geraldo José

Descaso continua na feira livre de Lagoa Grande

Gambiarras elétricas feitas pela prefeitura de Lagoa Grande quase mata eletrocutado um comerciante no sábado (21).

O problema já havia sido denunciado por esse blog na sexta-feira (06) na matéria intitulada “Lagoa Grande: Mais um descaso da administração municipal” até quando as pessoas e comerciantes vão esta exposta a estes riscos por descaso da Secretaria de Infraestrutura, será que a prefeitura só vai tomar providencia quando alguém morrer eletrocutado?

Quero deixar claro que o papel BLOG e levar a informação à sociedade de todo os descasos que esse ou outro governo venha causar não somos governo para executar obras, somos um meio de comunicação um instrumento a serviço da sociedade para chamar atenção dos governantes seja no executivo ou legislativo.

Fonte: Diario Popular

domingo, 22 de setembro de 2013

PSB incomodado com Bezerra Coelho

A versão disseminada, na última sexta-feira, na imprensa de que o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho (PSB) pode não deixar o cargo após o pedido da presidente Dilma Rousseff (PT) para que ele permaneça na função até que seja escolhido um substituto, está incomodando o estafe do Partido Socialista Brasileiro, que na última quarta-feira (18), em reunião da executiva nacional, decidiu-se por deixar a administração federal.

Lideranças socialistas atribuem ao PT a movimentação para alimentar a versão de que com uma eventual permanência de Bezerra Coelho no cargo, o PSB vai fazer a linha “ia mas desisti”. Em reservas, diversos socialistas estranharam a posição do ministro em fazer defesa pública das obras da Transposição do São Francisco, em resposta às críticas feitas quinta-feira (19) durante programa eleitoral do PSDB. Contudo, asseguram que não se trata de um sinal de alerta para a saída do ainda ministro.

Bezerra Coelho foi responsável pelo discurso mais inflamado da reunião da quarta-feira em Brasília. Defendeu a entrega dos cargos com tanta convicção que conseguiu mudar o voto de alguns presentes como o do governador do Amapá, Camilo Capiberibe, que defendia a permanência na gestão Dilma. O ministro fez questão de declarar, internamente, que não tem apego ao cargo que desempenha.

A visita ao ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva, ontem, em São Paulo, não foi recebida por integrantes do PSB como um sinal de saída. Avaliaram que, como Eduardo Campos tem boa relação com Lula e o comunicou antecipadamente da decisão tomada esta semana, é normal que o ministro queira se despedir. Ainda que tenha se mostrado fiel às decisões partidárias, o ainda ministro está em situação delicada internamente para o seu futuro político. (Folha de Pernambuco)

Presidente do PT de Pernambuco, Pedro Eugênio defende candidatura própria no Estado

A decisão do governador pernambucano Eduardo Campos, do PSB, de entregar os cargos na máquina federal e concorrer à presidência da República em 2014 também tem implicações na política dos estados.

Em Pernambuco, por exemplo, o PT, que poderia apoiar um candidato do PSB, na hipótese de que Campos apoiasse a reeleição da presidente Dilma Rousseff, deverá lançar candidato próprio, que deve ser o ex-prefeito de Recife e deputado João Paulo (PT-PE). “Devemos trabalhar com candidatura própria”, afirma o deputado Pedro Eugênio, presidente do PT pernambucano.

Com essa hipótese, perde força a eventual aliança com o PTB, que pretende lançar o senador Armando Monteiro (PTB-PE) para o governo do estado. O PSB, por sua vez, estuda lançar o secretário da Casa Civil, Tadeu Alencar, que tende a ser extremamente competitivo.

Santa Maria: Eliane Costa faz balanço da gestão, anuncia novas ações e inaugurações de obras

A prefeita de Santa Maria da Boa Vista, Eliane Costa (PSL) reuniu sua equipe de governo e vereadores da base aliada em seu gabinete sexta-feira, para apresentar um balanço das ações do seu governo até o momento. Na oportunidade, a prefeita fez o lançamento do Informativo da Prefeitura, chamado “Boa Vista com Transparência”, jornal composto das ações realizada e do conjunto de obras a serem realizadas.

Depois de dois meses de ajustes financeiros, cortes de pessoal e redução do seu próprio salário e do seu primeiro escalão, a prefeita anunciou uma série de vinte novas obras iniciadas ou processo de licitação. As obras vão desde a construção de oito quadras poliesportivas, passando por reforma de escolas, do hospital municipal, construção de postos de saúde, recuperação de 500 km de estradas, pavimentação de ruas e construção de um centro de lazer. Todas as obras já tem dinheiro em conta, devendo ser entregues a população em pouco tempo.

Elaine Costa ainda apresentou a nova frota do município, composta por 10 novos ônibus, duas Retroescavadeiras, uma Motoniveladora, duas Ambulâncias, dois automóveis e uma caçamba. E já anunciou a chegada de uma Pá Enchedeira e um Caminhão Pipa. A nova frota apresentada por Eliane foi adquirida através de convênios com o governo federal e com recursos próprios. Em um dia cheio de trabalho, a prefeita ainda inaugurou uma Unidade de Saúde da Família no bairro Senador Paulo Guerra e entregou a Creche Mãe Quininha, totalmente reformada aos moradores do bairro Santa Luzia.

De acordo com a prefeita Eliane Costa, o momento difícil pelo qual o município vem passando, não é desculpa para as ações do município. “Nós estamos atravessando uma crise financeira que não é apenas de Boa Vista, mas na hora da adversidade, estamos apresentando a nossa população o resultado do trabalho sério e comprometido que temos feito. Estas obras são o resultado do empenho da nossa equipe, que com seriedade e competência, tem conseguido os recursos necessários para realizarmos estas ações”.

Sara Granja Ascom Santa Maria

Oficina sobre resíduos sólidos traz informações estratégicas para atuação dos promotores

Prazo de quase um ano terão os municípios para, de fato, viabilizar uma disposição final ambientalmente adequada aos resíduos sólidos, conforme prevê a Lei 12.305/10, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Até lá, agosto de 2014, as ações dos promotores de Justiça ambiental do Ministério Público do Estado da Bahia estão voltadas para um gradual processo em direção a este objetivo, com foco em medidas imediatas que, paralelas à elaboração dos planos municipais, vislumbrem a adoção de coleta seletiva, a inclusão social dos catadores de lixo e a educação ambiental. Foi esse, em síntese, o norte dado pela promotora de Justiça Karinny Guedes, ao encerrar a oficina sobre o “Programa Resíduos Sólidos: do Lixão à Gestão Sustentável”, realizado durante todo o dia da última sexta-feira, 20, na sede do MP do CAB.

Coordenadora da Câmara Temática de Saneamento do MP, Karinny Guedes apresentou aos promotores presentes os objetivos do programa estratégico, que estão em consonância com os nove eixos de gestão integrada dos resíduos sólidos previstos na PNRS. Na ocasião, ela informou que 49 promotores de Justiça já aderiram ao programa e chamou atenção para a importância de a ação ministerial garantir o controle social das medidas, por meio da realização de audiências públicas. “A questão dos resíduos sólidos não comporta uma solução simples. Nós precisaremos nos adequar às novas realidades”, também destacou ao abordar aspectos ligados a uma tendência de regionalização do tratamento do lixo, por meio de consórcios públicos.

Além de Karinny Guedes, a oficina contou pela tarde com a apresentação do promotor de Justiça do MP de Pernambuco André Carneiro, e da analista de engenharia sanitarista e ambiental Cristiane Tosta. Ela trouxe um breve panorama da situação dos resíduos sólidos no Brasil e pontuou sobre a importância de o planejamento e o plano de resíduos sólidos equilibrarem aspectos políticos, técnicos e institucionais. Cristiane trouxe dados relevantes do Ministério do Meio Ambiente (MMA), que revelam um crescimento populacional (0,9%) menor que o aumento da produção de lixo no País (1,3%) entre os anos de 2011e 2012.

O promotor de Justiça André Carneiro trouxe as experiências exitosas na área ambiental do MP de Pernambuco, com a implementação de condutas ousadas. Ele contou o caso do lixão de Muribeca, em Recife. Foi adotada uma estratégia criminal que resultou no fechamento do lixão. Partindo do princípio de que o crime ambiental deve receber o mesmo tratamento, inclusive na natureza de flagrante, de qualquer outro crime, o promotor explicou que foi exigida da autoridade policial uma ação imediata contra os gestores responsáveis. “Por que o crime ambiental tem que ser diferente?”, indagou. Ele também apresentou especificidades da Notificação Preliminar Preventiva (NPP), instrumento extrajudicial criado com o propósito de tornar mais ágil a ação ministerial. Segundo André, consiste na notificação do suposto infrator, comunicando-lhe da queixa de crime ambiental, ao mesmo tempo em que requisita da Polícia a verificação in loco do suposto crime.

sábado, 7 de setembro de 2013

Zé Bahiano não poupa gestão Dhonni Amorim e metralha: “Com os valores de carros locados, não vai sobrar dinheiro pra alguma coisa não”

O vereador Zé Bahiano (PR), de acordo com os últimos acontecimentos vem pegando pesado com a gestão Dhonni Amorim, diante de várias situações contraditórias que vem acontecendo na gestão, o vereador abriu o verbo.

“Mas tem o tema matadouro da gestão passada (do ex-prefeito Robson Amorim) que começou e passou pra gestão passada (da ex-prefeita Rose Garziera) e não terminou por perseguição política e todo mundo sabe disso,” frisou Zé Bahiano.

Para o vereador, o responsável pela perseguição política era o ex-secretário de Agricultura do Estado Ranilson Ramos, que segundo ele prendia e segurava os recursos.

Mas ele não prendia a prefeita não, prendia a nós que hoje a gente comi carne aqui sem ter uma fiscalização, sem saber aonde é abatida e quem tá pagando somos nós”, desabafou o vereador. Um assunto que a situação não se comenta tal assunto, ou seja, caiu na gaveta do esquecimento pela gestão.

Zé Bahiano fez destaque ao valores dos imóveis e carros, que segundo ele são valores absurdos justificando assim, a falta de saldo nos cofres da prefeitura.

O tanto de imóveis alugados com valores absurdos que tá acontecendo, com os valores de carros locados, não vai sobrar dinheiro pra alguma coisa não. Não sobra não e vai faltar dinheiro”,metralhou Zé Baiano.

Ele ainda ironizou: “Todo mundo sabe que é o manto de Nossa Senhora.” Isso em comparação aos altos valores de imóveis e carros locados de aliados do governo Dhonni Amorim e acrescentou: “Só está faltando dinheiro na prefeitura por causa disso”, afirmou Zé Baiano.

No entanto, para a gestão atual dificuldades enfrentadas é de responsabilidade da gestão passada.

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Jovem morre e outras quatro pessoas ficam feridas em capotamento

Uma jovem de 19 anos morreu e outras quatro pessoas ficaram feridas em um capotamento na rodovia AL-110, no município de Taquarana, na noite desta terça-feira (3). O motorista do veículo perdeu o controle e capotou.

Segundo informações da Polícia Militar, o motorista que conduzia o veículo, um Celta prata, perdeu o controle ao realizar uma curva, saiu da pista e colidiu em uma cerca antes de capotar.

Samara Bezerra de Araújo, de 19 anos, foi arremessada do veículo e morreu na hora. As outras pessoas que estavam no veículo tiveram ferimentos leves.

Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e do Corpo de Bombeiros encaminharam as pessoas feridas para a Unidade de Emergência doAgreste, em Arapiraca.

O condutor do veículo foi encaminhado para a Central de Polícia do município para prestar esclarecimentos.